terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Rubi, saiba mais sobre essa pedra preciosa!

O vermelho do rubi pode envolver diferentes nuances muito em função da sua origem. O intervalo das nuances é bastante amplo, e talvez pudesse ser comparada a certas categorias de um hotel, com acomodações de luxo até uma pousada simples ou albergue.
Por exemplo, se um perito se referir a um “rubi birmanês, estaremos falando da categoria luxo superior. No entanto, não implica necessariamente que a pedra é de origem birmanesa. É basicamente uma indicação do fato de que a cor do rubi em questão é comparável ao que normalmente é mostrado pelas pedras dos famosos depósitos na Birmânia (atual Mianmar), um uniforme vermelho vivo com uma tonalidade ligeiramente azulada. A cor é por vezes referida como “vermelho-sangue de pombo”.
Depósitos de Rubi também existem no vizinho Vietnã, perto da fronteira chinesa. Rubis de origem vietnamita geralmente apresentam uma tonalidade arroxeada. Rubis da Tailândia, um outro fornecedor clássico, porém, muitas vezes tem um vermelho mais escuro que tende a parecer marrom.

Recentemente, as pessoas começaram a falar sobre o leste da África como uma fonte de rubis. Logo após sua descoberta na década de 1960, rubis do Quênia e Tanzânia, surpreenderam os especialistas por sua forte e bela cor, que pode variar de um tom leve a um vermelho escuro, mas apesar de rubis de boa cor, pureza e tamanho são muito raros.

Cor acima de QUASE tudo!

Como já dissemos, a cor é a característica mais importante de um rubi. Sua transparência é apenas de importância secundária. Assim, as inclusões não prejudicam a qualidade de um rubi, a menos que diminuam a transparência, pelo contrário, as inclusões dentro de um rubi poderiam ser consideradas sua “impressão digital”, uma afirmação de sua individualidade e, ao mesmo tempo, a prova de sua autenticidade e origem natural. A lapidação é essencial: só uma lapidação perfeita irá destacar a beleza da pedra preciosa.
No entanto, um rubi perfeito é realmente tão raro quanto o amor perfeito. Se você cruzar com ele, ele vai custar uma pequena fortuna. Mas quando encontrá-lo, não hesite, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário