quarta-feira, 2 de março de 2011

A Cultura de Pérolas

Pérolas em cores fascinantes, do branco-prata ao amarelo, azul e preto, sempre enfeitaram e enfeitiçaram as mulheres. A cultura em água doce ou salgada produz anualmente grandes quantidades de pérolas, para deleite de muitos. As pérolas são dos materiais de gema que mais cedo foram utilizados para adorno pessoal. Os escritos mais antigos mencionam pérolas que datam de cerca de 2000 anos a.C.


A exagerada procura de pérolas e a poluição levaram ao quase esgotamento deste recurso por todo o mundo. Embora atualmente o mercado das pérolas esteja baseado quase exclusivamente em pérolas de cultura, em alguns países ainda há procura de pérolas naturais, como por exemplo em Bahrein, Dubai, Tailândia, Myanmar e Sri-Lanka.
A atual palavra pérola vem do latim pirla, diminutivo de pira, em alusão à forma alongada das pérolas dos pendentes. Para os Romanos a pérola era um símbolo do amor e a chamavam de margarita.

As pérolas são produzidas por moluscos, que vivem tanto em águas salgadas como em águas doces. Os moluscos produtores de pérolas mais importantes são as ostras em águas salgadas e os mexilhões em águas doces. Estes organismos pertencem a um subgrupo de moluscos constituídos por uma concha formada por duas partes, sendo por isso denominados de bivalves. As pérolas, ao contrário da maioria dos minerais, não necessitam de lapidação ou polimento para revelarem a sua beleza e poderem ser utilizadas em joalharia.

Saiba como cuidar de suas Pérolas: http://valdugas.com.br/como-conservar-suas-perolas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário